LINHA DE NUTRIÇÃO: SITE DA NATURAL
Vendas WhatsApp
TELEVENDAS: 49 2020 0392

BLOG DA | Orgânica

Postado em 02 de Junho às 15h17

Festas Juninas e Orgacalm

Notícias (12)

Como não associar os meses de junho e julho com festas e quermesses?

Festas tradicionais em todo o Brasil, caracterizadas por trajes e comidas típicas, fogueira, danças e os polêmicos fogos de artifício, rojões e bombas.

Tudo isso encanta as pessoas, mas do outro lado estão os animais, extremamente assustados e desesperados.

Cães e gatos possuem a audição mais aguçada do que os humanos. A capacidade auditiva humana identifica sons de 20 a 20.000 Hz, enquanto cães, percebem sons na faixa de 10 a 40.000 Hz e a audição felina é capaz de alcançar faixas ultrassônicas de até 1.000.000 Hz.

Com o sistema auditivo extremamente desenvolvido, cães e gatos percebem mais sons do que nós humanos, e para eles, determinados tipos de ruídos sinalizam perigo (mecanismos sobrevivência, fuga e defesa dos animais herdados dos ancestrais) e é por isso que os animais, de maneira geral, tentam fugir e se esconder em busca de proteção, mas durante esses momentos de desespero, muito acabam se ferindo gravemente.

Por tudo isso, precisamos adotar algumas ações para minimizar o medo dos bichanos. Para facilitar, preparamos algumas dicas:

1) Dessensibilização aos ruídos:
Grave ou busque na internet, sons de fogos de artifício, rojões e bombas e aos poucos, apresente ao animal. Esse processo deve ser gradativo e deve respeitar os limites do bichano. Inicie com o volume mínimo e interaja com o animal (brinquedos, comandos, petiscos/recompensas), devendo o animal ficar concentrado na atividade. A partir do momento em que o pet estiver tranquilo, aumente gradativamente o a intensidade (volume) do som. A técnica de dessensibilização exige tempo e paciência, e qualquer exagero pode retroceder o processo.

2) Local Seguro
Crie espaços confortáveis e seguros para que o pet possa buscar abrigo. Mantenha portas e janelas fechadas e remova móveis e objetos que possam machucar o bichinho.
Esteja presente, não se desespere e aja com naturalidade, transmitindo segurança ao animal, não reforce a ideia de que o perigo realmente existe com atitudes como a de pegar o animal no colo para protegê-lo.

3) Abafe os sons
Utilize tampões feitos de algodão nos ouvidos do animal a fim de abafar os sons. Sendo importante acostumar o bichinho com esse material nos ouvidos, por isso adote essa técnica com antecedência.

4) Tellington Touch/Técnica do pano
A técnica do pano foi desenvolvida pela norte-americana Linda Tellington-Jones e deve ser utilizada em cães. Essa técnica consiste basicamente, em amarrar um “pano” no corpo do animal. O tecido deve envolver o peito, o tórax e a região lombar do animal, demando o cuidado de não apertar demais. Esse método ameniza o sofrimento do animal e deve estar associado às técnicas citadas anteriormente.

5) Orgacalm®
É um medicamento natural, pertencente a classe dos homeopáticos, sendo assim, não causa efeitos colaterais, nem sedação, podendo ser utilizados em cães e gatos de todas as idades.
Orgacalm reequilibra as emoções, diminuindo o medo e o estresse dos animais, deixando-os mais tranquilos diante das adversidades do dia a dia, inclusive quando expostos a ruídos de fogos de artifício, bombas e rojões.

  • Orgânica Homeopatia Veterinária -
  • Orgânica Homeopatia Veterinária -

Veja também

Como um produto homeopático pode melhorar a qualidade do leite?12/05 Muito se tem falado sobre qualidade do leite nos últimos tempos. Inúmeras indústrias, preocupadas com o assunto, começam a dar a devida importância ao bemestar animal e à rentabilidade do produtor, investindo pesado em assistência técnica e colocando variadas ferramentas ao alcance dos criadores. Estamos caminhando em direção a uma enorme......
Homeopatia no controle do carrapato28/11/19 Estima-se que o Brasil tenha prejuízos com carrapatos de 3,24 bilhões de dólares anuais (dados de 2018). Nesse valor é considerado as despesas com produtos químicos, instalações adequadas para o manejo,......
Homeopatia veterinária: princípios e vantagens30/03/20 A homeopatia foi criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann no século XVIII, quando aos 34 anos de vida estava insatisfeito com os resultados da medicina tradicional. Muito estudioso, passou a dedicar seu tempo na tradução......

Voltar para BLOG